quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Documentário: «Anuken egia» [A verdade de Anuk]

No dia 26, passaram 22 anos sobre a morte de Xabier Kalparsoro, Anuk (Zumaia, Gipuzkoa, 7 de Dezembro de 1966-Bilbo, 26 de Setembro de 1993). Poucos dias antes da sua morte, tinha caído do segundo andar da esquadra de Indautxu. [Para activar as legendas, clicar em CC (em baixo, à direita) e escolher a língua.]
Anuken egia from zumaia aske on Vimeo.
-
O caso ficou marcado por estranhas circunstâncias, que evidenciaram, mais uma vez, as práticas da tortura e da guerra suja levadas a cabo pelo Estado, mas com um novo componente: numa carta que o diário Egin depois tornou pública, Xabier contou: «Os cipaios prenderam-me, drogaram-me, hipnotizaram-me, lavaram-me o cérebro ou lá o que foi e voltaram a pôr-me na rua. Estiveram e estão a usar-me».
Resgatamos esta história para que não caia no esquecimento e apresentamos a versão legendada do documentário Anuken egia (A verdade de Anuk), que se centra neste caso arrepiante de repressão política.» / Ver: lahaine.org